E se a internet parasse totalmente ...? parte 2
SERVIÇOS BÁSICOSEfeitos imediatos- O impacto não será tão grande, e o setor terá condição de se renovar e seguir funcionando.- Setor buscará antigas para normalizar seu funcionamento.
Haveria impacto elevado para serviços públicos, como é o caso da Receita Federal, que hoje depende da rede, seja para expedir cópias de declarações seja para controlar as importações e exportações do Brasil.
A suspensão de reservas de passagens e do controle do tráfego aéreo é cogitada, pois a maioria das torres usam a web para a troca de dados.
A telefonia - incapaz de processar tantas ligações - também entraria em colapso.Efeitos a partir de uma semana- Intercâmbio de tecnologias com outras áreas será fundamental.
Os governos dos países precisariam interferir nos negócios das empresas e coordenar um projeto de investimentos em infra-estrutura, parecido com o que acontece em casos de desastre natural ou pandemia. Ninguém sabe, por exemplo, se faltará dinheiro em papel devido ao aumento da demanda. Como comprar comida se ninguém tem dinheiro? Quem vai fornecer os mantimentos?
IMPRENSA
Efeitos imediatos- Setor desempenhará um papel crucial na sociedade sem internet.A mídia teria um papel fundamental, especialmente a TV: acalmar a população e não estimular o pânico. "Ela ajudaria a propagar as decisões dos governos quando todo mundo estaria ávido para saber o que fazer", diz Claffy.Efeitos a partir de uma semana- Setor precisará recomeçar do zero.O mundo das notícias, claro, ficaria bem mais lento. Antes da web, os jornalistas só tinham acesso aos dados do exterior que o jornal mesmo comprava. "Depois do choque de democratização da informação, como voltar a depender apenas da grande imprensa, sem nenhunzinho blog pra contestar? E onde publicar nossas idéias e fotos?", diz Wollheim.

0 Comments:
Postar um comentário
<< Home