24.7.06

O PC vai encolher! Uma parte vai pra Web!

Muitos programas (e os arquivos criados com eles) serão baseados na web. Os aplicativos funcionarão através da internet ou diretamente no seu pendrive, como mostra o site PortableApps. Você vai precisar de menos software na sua máquina e o espaço do seu HD pode ser ocupado apenas com o sistema operacional (ou nem isso) e um navegador web, basicamente a idéia dos thin clients já existente desde os primórdios da internet.
Cada vez mais vamos ver softwares tornando-se serviços na internet. Programas baseados no PC começam a migrar para a web. Como exemplo podemos citar o editor de texto Writely, os editores de imagens PXN8 e Pixoh, o Gliffy para fazer fluxogramas, wireframes...
Os programas de e-mail online evoluiram muito com o exemplo do Gmail, do Google, que na semana passada lançou uma planilha na web, que pode ser editada em conjunto e ainda oferece chat dentro do dentro do documento. A planilha do Google não vai acabar com o Excel, mas reforça a idéia de que os aplicativos tipo Office não serão mais instalados a partir de um CD. Rodarão na web, impulsionados pela facilidade de edição compartilhada. Ponto para o trabalho em grupo, apoiado pelo chat e conversa por voz.
Ainda falta um tanto para que o software via browser se iguale ao software instalado na máquina. Obviamente esta máquina é dependente de conexão rápida e constante para usufruir o serviço, mas caminhamos para uma situação onde o sistema operacional e o software instalado vão ser coisas do passado.
A tendência é as redes sem fio se expandirem, a velocidade de conexão da banda aumentar e você começar a usar a internet sem fio pelo celular, handheld, notebook. Seus arquivos estarão na web e seu ipod conectará via wi-fi para acessar o servidor que contém as suas músicas ou vídeos.
Não precisaremos mais de 30 Gb em um ipod. Tudo estará baseado na web, e o PC, como conhecemos hoje, será uma caixa vazia.
A caixa vazia
Você pode testar agora um exemplo de armazenamento na web com os serviços do Box.net. Assim como o S3, da Amazon.com, o Box.net é um site onde você cria uma espécie de drive virtual, inicialmente com 1Gb de espaço livre para você poder guardar o que quiser. O serviço é gratuito.
O interessante é que, como ele dá suporte à tecnologia DAV, é possível adicioná-lo como uma unidade virtual no seu PC. Ou seja, como se fosse mais um HD, onde, por exemplo, no Windows Explorer, você poderia arrastar e soltar os seus arquivos para lá.
Estas facilidades fazem com que os nossos arquivos pessoais e de trabalho venham a migrar para a web, pois a vantagem de mantê-los organizados e acessíveis de qualquer máquina é muito forte.