2.10.06

BRASIL CAI NOVE POSIÇÕES NO RANKING GLOBAL DE COMPETITIVIDADE

(O resultado desta pesquisa reflete a falta de comprometimento com a formulação de estratégias para um crescimento econômico sustentável. A ausência de ações estratégicas reflete na instabilidade dos empregos, na capacidade de fazer negócios dentro e fora do país. Estamos vivendo um ciclo perverso que nos vincula ao atraso. *Nota do Editor)

GENEBRA - O Brasil caiu nove posições no ranking mundial de competitividade, passando do 57ª, em 2005, para a 66ª, em 2006, segundo o Relatório de Competitividade Global 2006-2007 divulgado nesta terça-feira pelo Fórum Econômico Mundial com uma pesquisa realizada entre empresários de 125 países. O estudo mostrou ainda que a Suíça assumiu a liderança do ranking, desbancando os Estados Unidos que caíram seis posições.
Segundo o documento, a queda do Brasil no ranking reflete particularmente a posição pobre no pilar macroeconômico, no qual ocupa o 114º lugar, contra 91º do relatório anterior. O estudo, que, no Brasil, foi feito em parceria com a Fundação Dom Cabral e o Movimento Brasil Competitivo, aponta entre os principais problemas do país o elevado déficit público, apontou o estudo, .
O relatório apontou que, apesar do grande mercado doméstico brasileiro e da base industrial diversificada, o país não está crescendo na mesma velocidade que outros mercados emergentes.
Além dos altos níveis de endividamento público, o Fórum aponta os efeitos negativos no Brasil das altas taxas de juros, "somadas a um ambiente institucional ineficiente, uma cultura de burocracia e uma economia baseada na informalidade".

Fonte: O Globo